Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Hey It's Inês

Olá, sejam bem-vindos!

Ter | 09.07.19

Livro do mês de Julho

Algodão doce.png

  Hey, It's Inês!!!

  Para quem não me conhece, sou uma pessoa que lê apenas quando é obrigada. Nunca me escapa um daqueles livros de leitura obrigatória, que incidem na matéria de Português, mas durante as férias raramente leio. Sou extremamente rendida às minhas séries e filmes, sendo capaz de ver umas 20 séries num só mês, mas livros? Livros, 0. E portanto decidi mudar isso. Estas férias quero ler, pelo menos, um livro em cada mês. Como são praticamente só dois meses, vou apenas ler dois livros, mas espero que entre férias no Algarve ou Costa Vicentina e séries e ainda festas na zona, consiga arranjar tempo para ler mais que dois. Sou daquelas que gosta mais de escrever do que de ler (estranho, não é?), e se calhar é essa a justificação para o meu péssimo jeito de escrever.

  O livro deste mês é um livro que descobri no Instagram. Para quem diz que as redes sociais são desnecessárias, e servem só para "cuscar" a vida do vizinho ou do colega lá do trabalho, desengane-se. Conheci o 'insta' deste livro através daquela secção onde podemos pesquisar por algum perfil e que depois, por baixo, estão algumas fotografias. Encontrei uma fotografia com as seguinte frases "Não são os opostos. São os dispostos que se atraem.". Este pequeno texto ficou-me na cabeça por pelo menos uma semana. Fazia tão sentido naquele momento, naquela altura da minha vida. Senti-me na obrigação por ir à pesca de mais frases daquelas. Ainda me lembro de quando, por volta dos meus 12-14 anos, colocava à procura de frases e copiava-as para um papel. No dia seguinte partilhava com as minhas amigas, e discutiamos algumas. Sempre fui uma pessoa de adorar frases, e de pensar nelas à noite. Ainda hoje faço isso. Mas prontos, voltando ao que interessa, foi assim que encontrei este livro. Este livro chama-se "Juro Amar-me" e é mesmo um bom livro para quem dificuldades de obter amor próprio.

  Este livro não é exatamente como outro qualquer. É um género de auto-ajuda, de modo a encontrarmos amor próprio e conta com mais de 130 textos inspiradores.

  Para quem quiser saber mais: "Eu sei que tu muitas vezes te sentes só. Eu sei que tu tens dado o teu melhor, tens feito o melhor. Mesmo quando está tão escuro. Eu sei que tu acordas muitas vezes com vontade de não acordar. E que te deitas outras tantas com vontade de esquecer. Quantas vezes quiseste fazer as coisas à tua maneira, mas não deu? Quantas vezes quiseste gritar, mas guardaste o grito dentro de ti? Quantas vezes quiseste dar um murro na mesa, mas não te moveste? Quantas vezes te quiseste pôr em primeiro lugar mas deixaste-te ficar para trás? Qual foi a última vez que olhaste para ti e disseste, olhos nos olhos, o quanto te amas? (Alguma vez o fizeste sequer?) Não, tu não chegaste aqui por acaso. Não pegaste neste livro por acaso. Abre-o. Lê-o. Inspira-te. Há algo para ti aqui dentro. Abandona o medo. Muda de vida. Ama-te! Juro Amar-me leva ao questionamento interior - «Quem sou eu? O que faço aqui? Será que estou onde quero estar?» } - e aborda temas tão diversos como a pressão para o sucesso existente na sociedade atual, o apego a relacionamentos tóxicos e destrutivos, a ansiedade como epidemia deste século, os vícios a que nos agarramos como amortecedores para não encararmos um vazio interno, e ao que tudo isto nos conduz. Juro Amar-me aborda um processo de autocura por via do desenvolvimento pessoal e espiritual da própria autora. Estes textos percorrem, assim, de forma prática esse processo, incluindo mais de uma centena de textos inspiradores que escreveu para si mesma. Juro Amar-me vai muito além de um simples livro de desenvolvimento pessoal. É um livro que fala sobre superação! Verdadeiramente inspirador para qualquer pessoa que queira melhorar-se e tornar-se mais autêntica." - Google Books

  Uma das coisas que aprendi neste livro foi a amar-me. Eu sei que é o objetivo central do livro, mas uma pessoa como eu tem sempre aquela dificuldade para obter o amor próprio. Este livro fez-me abrir os olhos: nós estamos em primeiro lugar. O amor próprio é tudo, e é mil vezes mais importante que o amor por outra pessoa. Eu sei que parece muito egoísta, mas sejam, de vez em quando, egoístas. Sejam egoístas sem magoar alguém. O egoísmo, por vezes, é a palavra chave para a sobrevivência. Nós somos a pessoa da nossa vida. Passando a citar um pequeno excerto de um dos textos, "ama-te em qualquer altura da tua vida, em qualquer circustância. Tu és a pessoa da tua vida". Uau, nem imaginam o quão um simples texto me deixou a pensar. Sabem quem é realmente a última pessoa a abandonar-nos? Nós! Nós somos a pessoa da nossa vida, somos o amor da nossa vida. Se nós não nos amarmos, como é que conseguimos amar o próximo? É impossível. Todo este livro, com os seus 130 e tal textos, me deixou a pensar. Este livro não podia ter caído nas minhas mãos em melhor altura... Não me amo incondicionalmente, mas amo-me. Por mim vou lutar sempre, pois vou ser sempre a última a abandonar o barco. A minha vida é uma espécie de peça de teatro. Não só sou a protagonista, como também sou eu que mando. Eu é que decido quem quero na minha vida, o que quero para a vida, e sou eu que comando quem sou, quem quero ser, para onde vou e onde estou. Eu sou uma espécie de marioneta, e sou eu que a comando. Nunca, em momento algum da vossa vida, duvidem do poder que têm sobre ela. Nunca permitam que alguém destrua esse poder, nem nunca permitam que alguém "outside" vos roube o protagonismo. Eu sei que algumas coisas que para aqui escrevo não fazem muito sentido, mas onde quero chegar faz. Façam o favor de se amar! Vocês merecem o amor próprio. Como grande fã de detalhes, amem cada detalhe da vossa vida, do vosso corpo, de tudo! Só assim é que vão conseguir ser verdadeiramente felizes. 

  Espero que consiga-vos 'influenciar' a comprar este livro, pois vale mesmo muito a pena. Não estou a dizer nada isto só para parecer bem, mas sim porque é um livro que vos vai mudar o modo de ver as coisas, de vos ver, de ver a vida. Podem encontrar, se não estiver caída em erro, em qualquer livraria. Se comprarem deixem na caixa de mensagens aqui ao lado, ou nos comentários, ou mandem mensagem no instagram (@heyitsines_) o que acharam do livro. Agora vou beber a minha chávena de café e acabar os textos que me faltam no livro. Beijinhos e boas leituras!!!

 

Nome do livro: Juro Amar-me

Autora: Isabel Baía Marques

Capa do livro:

 

Instagram: @juroamarme